No caso de uma ação de classe ser interposto contra OverDrive?
Por Paul Biba
Nota do Editor: Por favor, leia o comentário longo e pensativo Fictionwise sobre este post depois de concluir o texto principal.
Obtém "Fictionwise" feeds "de livros de vários agregadores de conteúdos diferentes, e esses agregadores de utilizar os seus servidores de arquivos criptografados para entregar aos nossos clientes. Um desses agregadores recentemente deu Fictionwise notar que eles deixariam servir arquivos para Fictionwise clientes a partir de 31 de janeiro de 2009. "
É o que diz um anúncio que recebi de Fictionwise. Estamos todos conscientes de que OverDrive retirou seus serviços a partir de Fictionwise deixando milhares de leitores, se não dezenas de milhares de leitores, sem a capacidade de ler seus livros DRMizados Mobipocket. Felizmente, Fictionwise, sendo a empresa responsável que é, fez um grande esforço para tornar os formatos alternativos disponíveis para os leitores que tinham sido prejudicados por ações de ultrapassagem.
Nem todos os leitores curado
No entanto, nem todos os leitores foram feitas todo. Por exemplo, eu ainda tenho um livro em formato Mobipocket que aparentemente não será convertido para eReader. E quanto a todos os leitores que são executados em uma plataforma Symbian? Afinal, o Symbian é o sistema operacional móvel mais popular no mundo. Não há atualmente nenhum programa eReader disponíveis para a maioria das plataformas Symbian.
Agora, você provavelmente não poderá interpor recurso contra Fictionwise porque ao usá-los você concordou com os termos da empresa de serviço. Mas eu pergunto sobre OverDrive. Como um fornecedor de DRM OverDrive entender claramente que o usuário final é, na sua misericórdia. Pode-se argumentar que OverDrive comprometeu-se a privar o leitor, neste caso, um terceiro beneficiário, de que a capacidade do leitor de fazer uso do livro, o leitor tinha comprado. OverDrive não têm a obrigação de o leitor em um caso como este? Overdrive é um provedor de conteúdo, bem como um fornecedor de DRM. Poderia ter atenuado a perda de clientes Fictionwise, atuando MobiPocket os livros diretamente para os clientes que tiveram cortado? Eu não sei, mas parece ser, pelo menos teoricamente possível. Há muito sobre o sistema de DRM, e os direitos dos clientes finais, que ainda não está claro, e talvez ele deve ser autuado para levantar algumas das nevoeiro.
Lawsuit uma possibilidade intrigante se os fatos a justificam
Como advogado eu acho essa possibilidade um intrigante, mas não sou uma ação de classe, ou um terceiro beneficiário, especialista. O que pensam os nossos leitores? Qualquer especialistas lá fora?































De janeiro 25th, 2009 at 1:16
Meu próprio pensamento (Eu tenho um livro de Overdrive Fictionwise que não tenha sido substituído - embora ela não Mobi MS Reader) é que a melhor coisa seria de Overdrive para fornecer uma restituição Micropay para qualquer livro que não passa.
Eu não vejo isso acontecendo, mas eu acho que seria a melhor maneira de lidar com as coisas.
De janeiro 25th, 2009 at 3:49
Oi Paulo,
Eu respeito sua opinião, mas tenho de discordar com a sua premissa básica, bem como corrigir alguns erros no seu post. Assim, três pontos:
1. É altamente contraproducente para falar sobre ações judiciais coletivas. Overdrive tem sido muito complacente com Fictionwise na aplicação desta transição. Overdrive não violou qualquer tipo de obrigação contratual, assim que eu duvido seriamente que não há qualquer base para tal ação.
O curso mais produtiva da ação é deixar Fictionwise continuar trabalhando as questões por trás dos bastidores com todos os jogadores envolvidos. Ameaças são normalmente contra-producente para a realização da cooperação entre os partidos para resolver problemas.
2. eReader funciona em quase todas as versões do Symbian, e qualquer que ele não funciona em (a liberação de uma muito recente) estão em andamento no momento. Era verdade que os donos antes de eReader negligenciado várias versões do Symbian, mas nós alcançamos com o apoio em 2008.
3. É prematuro para você dizer que você tem arquivos que "aparentemente não vai" ser substituído. Estamos ainda no processo de obtenção de arquivos de substituição no local. Nós esperamos ser capazes de obter a maioria, e talvez mesmo todos, os livros substituídos. Centenas de títulos novos de substituição, que abrange milhares de unidades compradas, serão subindo apenas nos próximos 10 dias, por exemplo.
Eu sei que isto tem sido um inconveniente para os nossos clientes, mas estamos trabalhando com as questões uma a uma, e estão fazendo uma tremenda quantidade de trabalho para proteger os investimentos dos clientes em conteúdo. Os livros que continuam a funcionar depois de 31 de janeiro, e no caso de 2 dos 3 formatos podem ainda ser transferidos para os novos dispositivos autorizados após 31 de janeiro, sem qualquer re-download exigido. Arquivos de substituição estão a ser activamente adquiridos e instalados para dar aos clientes uma outra maneira de ver o conteúdo daqui para frente que está sob nosso controle total contratual.
-Steve Pendergrast
Fictionwise
De janeiro 25th, 2009 at 5:16
Bem, eu respeito sua opinião, também, como você está muito mais próximo com a realidade do que eu
No entanto, eu não acho que a questão aqui é a relação entre a Fictionwise Overdrive, ou Fictionwise aos seus clientes. É a relação de Overdrive para o leitor que não está claro no presente estado de DRM.
Não importa como acomodar Overdrive foi para você, elas são o "guardião das chaves". Como tal, parece-me que eles têm algum tipo de responsabilidade do usuário da chave, ou seja, o leitor.
O que é que a responsabilidade não tenha sido determinado legalmente e acho que uma ação de classe por uma parte interessada seria no melhor interesse de todos. Precisamos definir exatamente o que o "guardião" pode e não pode fazer. Acho incrível que um terceiro, Overdrive, pode mexer com os direitos das pessoas da propriedade e não tem sanção contra eles. Embora possa ser discutível, como o que tipo de leitor de um direito de propriedade fica a uma DRMizados e-book, eu acho que um bom argumento pode ser que o leitor, pelo menos, tem um direito de propriedade na chave. É essa chave que Overdrive tem tirado o leitor sem o consentimento do leitor.
O fato de você, Fictionwise, repará-lo é o seu crédito e mostra-lhe a ser uma organização honrado, mas não deve ser permitido no primeiro lugar.
No entanto, esta é a situação que o DRM nos coloca e que é uma vergonha que nós somos forçados a pensar sobre questões como a presente em tudo.
26 de janeiro de 2009 at 3:37 am
Isso soa como OverDrive é culpado de roubo. Roubo Real, e não o roubo "fictícia" que os AA * freqüentemente acusam compartilhadores de arquivos. Este é o roubo de algo que é retirado sem o consentimento do proprietário.
Imagine se você que você acabou de comprar uma boneca para a criança. Em casa, a criança aguarda ansiosamente a chegada deste presente, mas quando você chegar lá, a boneca tenha deixado de existir porque a organização que "autoriza" a existência de esta boneca tem remotamente vaporizado-lo. Não é que a fraude? DRM não é fraude?
Pessoas que implementar DRM estão roubando de seus clientes - a pura e simples. Não importa o que OverDrive faz agora, ou como graciosos que parecem ser, não vai compensar o fato de que eles estão fazendo algo que seria, obviamente, contra a lei no mundo físico. Eles estão a fazer todas as compras em óleo de cobra.
26 de janeiro de 2009 at 8:05 am
Ação de classe ou não, este é exatamente o tipo de coisa que a FTC tem de ouvir falar. Lembre-se, você ainda tem mais alguns dias para receber seus comentários em por 1 / 30 para sua cidade DRM reunião da câmara.
26 de janeiro de 2009 às 10:03
Acho que todo mundo erra o alvo. DRM-laden ebooks são alugadas, não é de propriedade imóvel. Não há direito à utilização em perpetuidade. Resolução Fictionwise de curto prazo do problema é a multa, mas realmente não resolver o problema a longo prazo. Ele assume que Fictionwise estará aqui amanhã e não se tornar vítima de uma má economia ou o desejo dos proprietários para se aposentar.
Paul provavelmente está certo que uma ação coletiva é uma boa idéia, mas teria que ser contra o Overdrive, os editores de livros individuais e Fictionwise porque todos são elos da mesma cadeia de DRM em carga e não é claro que tem final responsabilidade. Não está claro para mim que tem a responsabilidade de indicar claramente que a compra "é realmente um tempo de locação" limitada "de um DRM-ebook Laden.
26 de janeiro de 2009 às 11:07
Rich Adin disse:
Bem, eu não vou tentar usar qualquer linguagem chula quando eu chamar essa uma falácia grosseira e revoltante. O fato é que quando algo é comprado de outra pessoa, ele muda a propriedade - puro e simples. Esta leasing "argumento" foi cozinhado por um grupo de executivos que têm delírios de cobrar os clientes de cada capítulo, página ou mesmo uma palavra que lêem. Imagine a subida dos preços do livro, se você paga uma taxa relativamente pequena por página. Os investidores seria feliz. Os clientes não.
Poderia permitir que os editores afirmam que, uma vez que possui os direitos autorais dos livros em sua casa, esses livros não são seus? Quer pagar-lhes uma percentagem das vendas de livros usados se você vendeu alguns livros velhos? Deseja permitir que seus assassinos a entrar em sua casa e confiscar os livros que você não pagou "leasing" para as taxas? Por que deveria livros digital seria diferente?
Quando eu compro alguma coisa, é minha, não sua, não do editor, não do autor, e qualquer pessoa que alega ser o proprietário é culpado de fraude e roubo. O primeiro por ter mentido para mim e tentar enganar-me para fora de uma das minhas próprias posses, eo segundo para a reivindicação de possuir alguma coisa na minha posse.
Esta leasing "argumento" não só é inaceitável, mas também é uma afronta todo o conceito de propriedade privada - especialmente o decorrente do sistema jurídico Inglês. Também abre a porta para inúmeros abusos de liberdade de expressão. Imagine que o governo considera que um determinado livro tem alguma informação que ele discorda. Ela pode forçar o Publisher para alterar essa informação, e se você não possui os seus livros, você teria o direito de protestar. Se DRM foi usado, você não pode mesmo saber que o livro foi alterado pois não haveria nenhuma prova, exceto para a suspeita de ranzinza. DRM eo leasing "conceito" fazer 1984 conveniente para os governos a implementar.
26 de janeiro de 2009 às 12:02
Parece haver equívocos numerosos nesta área.
A Microsoft Reader e Adobe livros podem continuar a ser transferidas para os novos dispositivos sem baixar novamente, porque você pode ativar um novo dispositivo usando a mesma conta. That's 90% dos ebooks afetados, eles continuam trabalhando e eles continuam a ser carregável em novos dispositivos no futuro. Mesmo Fictionwise sai do negócio. Mesmo se nós nunca obter ficheiros de substituição para eles. Esta "locação" argumento não se aplica a eles.
Há uma questão legítima que se deslocam livros Mobi para um novo dispositivo, que exige um novo download para codificar um dispositivo novo id no arquivo. Mas é por isso que nós estamos fornecendo arquivos de substituição em um formato que não requer download novamente.
Então, essa conversa sobre "leasing" só se aplica ao formato Mobi, e nenhum dos outros formatos grandes. Mobi e foi o menor número de unidades vendidas que são afetados. No entanto, estamos trabalhando para substituir todos os livros, e não apenas formato mobi, para a comodidade dos nossos clientes.
26 de janeiro de 2009 às 3:13 pm
@ Steve: Não importa como você corta isto, quando alguém compra um livro DRM-laden, eles são de locação do livro. Quando a comprar um pBook, eles próprios o livro. Até que a lei dá o direito de sequência de ebooks equivalente ou semelhante à de pBooks, tudo está ficando o comprador é um livro alugadas.
@ Luyu: Eu não estou sugerindo que a locação de livros é a forma como deve ser, apenas que é do jeito que é quando os livros vêm com DRM e não podem ser compartilhadas com amigos. E o leasing não é um conceito estranho. Pessoas locação de veículos e apartamentos e outras coisas. Leasing lhe dá alguns direitos, mas não a extensão dos mesmos direitos que lhe dá a propriedade plena. O leasing é uma propriedade condicional e é isso que são ebooks DRMizados - condicionalmente propriedade objetos.
26 de janeiro de 2009 às 4:43 pm
Rich,
Eu ainda não realmente comprar o "arrendamento" de designação. Acho que chamar-lhe um "arrendamento" realmente confunde a questão ainda mais (se isso é possível
"Lease" geralmente implica o pagamento adicional para o uso continuado é necessário após decorrido um período de tempo, por exemplo, que não é o caso aqui. A concessão implica também o "dono" toma posse do item após a expiração do prazo, o que também não é o caso aqui. A maioria do que um "arrendamento" implica, eu diria, não tem nada a ver com este tópico.
É evidente que existem diferenças entre ebooks e imprimir livros sobre a propriedade e as diferenças não são desejáveis. Mas algumas dessas diferenças são muito similares a outros tipos de conteúdo digital, por exemplo, não transferíveis-break-seal licenças de software. Não é sem precedentes, como alguns aqui estão sugerindo.
Eu acho que esses tipos de discussões geralmente forçar-me a reiterar que Fictionwise é muito a favor de conteúdo criptografado. DRM é a única forma de grandes editoras atualmente permitem que os seus livros para serem vendidos, e nossos clientes querem esses títulos, nos deixando pouca escolha na matéria. As complicações que você e os outros estão a apontar para fora são apenas uma parte da razão por que não DRM é desejável.
26 de janeiro de 2009 às 5:40 pm
Com 45 ebooks afectado na minha estante Fictionwise Estou muito interessado neste tópico. Eu realmente aprecio Fictionwise esforços para resolver a situação (eu tenho 15 ebooks ainda não substituídos por versões eReader). Esforços bem-sucedidos Fictionwise's em resolução não liberam OverDrive de culpabilidade em minha mente. Eu não posso obter o conteúdo no formato que eu comprei-o em mais por causa da ultrapassagem. Assumindo um custo de reposição média de US $ 8 + por livro dos danos potenciais de uma ação de classe são significativas.
Steve P. diz:
Não é para sair em um divertido aqui ... editores devem perceber agora por DRM não é realmente uma solução. Considerando existem ferramentas para remover qualquer formato DRM de ebooks disponíveis DRM é inútil a proteger o conteúdo. Pior que inútil, porque quando DRM tem um problema técnico, ou outro (como esta bagunça overdrive) clientes legítimos geralmente são deixados com apenas a opção de usar ferramentas de remoção de DRM. Neste caso isso não aconteceu graças ao bom senso Fictionwise's. No caso típico, porém, a frustração de um cliente experiências de lidar com estas questões DRM só volta ao ressentimento. Depois que muitos ex-clientes se sentem justificados em roubar o conteúdo ao invés de comprá-lo: "Eu pago para isso, eles não me deixaria usá-lo, assim parafuso-los!" Eu não concordo que a solução certa, mas não posso dizer Eu não simpatizo. Se os modelos editora receita DRM contabilizados para o efeito de folga "devidamente espero que teríamos sem DRM.
Em uma nota lateral Steve P. comentou anteriormente:
Enquanto isto é rigorosamente verdade que ignora o fato de que a Microsoft é um senhorio ausente no seu sistema de ativação Reader. Aqueles de nós que tinha usado o. Iluminado formato durante muitos anos, queimou-se com o dispositivo de 5 séculos atrás limite de ativação. Eu tenho que solicitar uma exceção por e-mail para activações do novo dispositivo. Estes pedidos ficam sem resposta. Isto pode ser contornado pela ativação de um novo dispositivo com um endereço de e-mail. Isso exige um novo download do conteúdo e coloca as coisas na mesma situação que Mobi.
27 de janeiro de 2009 às 1:07 am
Steve P. disse:
Bem, os novos equipamentos "aprovados", de qualquer maneira. Do trabalho destes livros com Software Livre - software não-proprietários? Posso ler-los de dizer, meu telefone Linux? E, mais importante, por que tenho que pedir permissão para alguém (ou seja, "ativar") para usar o MEU livro sobre hardware MY?
27 de janeiro de 2009 às 8:24 am
Luyu: A versão Mobipocket não teria trabalhado com Software Livre também. Mas em algum momento deste ano (supondo que nada der errado) vai haver um leitor eReader para Linux ...
27 de janeiro de 2009 às 10:01
Chris M,
Sim, certamente teremos o Linux em 2009, tanto o Linux móvel e desktop. Nós não estamos perto o suficiente para me dar datas específicas embora. Estamos em fase beta limitada sobre BlackBerry a partir desta semana, e se isso vai bem devemos estar em breve com a liberação geral. Nosso porto andróide está movendo-se desde a fase de planejamento para a fase de implementação. Então as coisas estão realmente ocupado por aqui.
-Steve P.